Meios de transporte no Egito

Meios de transporte no Egito

As opções são diferentes se você quiser se deslocar entre cidades ou dentro de cada uma delas.

Entre cidades

Se viajamos por meio de agência, este ponto não deveria nos preocupar, a não ser que queiramos dar um pulo em Alexandria ou ao Mar Vermelho durante os dias que estivermos no Cairo.

Para quem viaja por conta própria, a recomendação é, sem dúvida, viajar de avião. Embora o Egito tenha uma boa rede de trens e ônibus, o avião é a melhor opção, a não ser que tenhamos um orçamento muito apertado ou muitos dias de férias. Se você reservar com antecedência, os preços não serão tão caros.

Você pode fazer a pesquisa com nossa ferramenta de busca de voos, embora o mais frequente seja encontrar a melhor tarifa na página da EgyptAir. No site da companhia, escolha “Egito” nas opções de visualização de país; caso contrário, os preços serão bem mais elevados. Você vai economizar e não terá nenhum problema na hora de voar.

Dentro das cidades

A opção mais recomendável é reservar tours organizados. Se você quiser ir por conta própria, os preços dos táxis são baixos, então nem cogite a opção de ônibus públicos ou, no caso do Cairo, do metrô.

Táxis

Se quiser percorrer as cidades por conta própria, os táxis são a opção mais cômoda e rápida. Prefira os veículos brancos, já que esses estão equipados com taxímetro. A bandeirada começa em 5EGP, mais 2EGP por quilômetro e 0,25EGP por minuto de espera.

Na hora de pagar, há duas opções: a forma egípcia, que consiste em entrar no táxi e dar ao motorista o valor que considerarmos adequado ao final da corrida, ou a forma de Marrakech, que é negociar o preço antes de subir. Recomendamos a segunda para que a viagem seja tranquila e não haja problemas com o taxista. Se utilizar a primeira opção, busque saber com antecedência qual deveria ser o preço do trajeto.

Há quem prefira contratar o táxi para um turno completo ou até para o dia inteiro. Nós não recomendamos essa opção, já que você acaba pagando mais caro e tendo que cumprir horários que tiram a liberdade de tempo nas visitas. Com a quantidade de taxistas disponíveis, não é recomendável complicar a própria vida.

Charretes

São bastante encontradas em cidades como Luxor ou Assuã. São um bom meio de transporte, embora o preço seja um pouco mais elevado que o táxi e não sejam tão rápidas. Por exemplo, em Luxor, é possível negociar uma charrete para 4 horas por cerca de 200EGP e visitar a cidade e os dois templos.