Abu Simbel

Abu Simbel é um complexo de dois templos escavados na rocha, um dedicado a Ramsés II e o outro a Nefertari, sua primeira esposa.

A construção dos templos levou cerca de 20 anos para ser concluída, durante o reinado de Ramsés II (1279-1213 a.C).

Enterrados na areia durante séculos, os templos foram descobertos parcialmente em 1813 pelo explorador suíço Burkhard. Mais tarde, em 1817, o italiano Giovanni Battista Belzoni descobriu o restante.

Para evitar que desaparecessem sob a água por causa da construção da represa de Assuã, os templos de Abu Simbel foram trasladados entre 1964 e 1968. Ao custo de 36 milhões de dólares, os templos foram deslocados para uma zona 65 metros mais alta. Para retribuir a ajuda recebida, o Egito doou importantes tesouros e templos a outros países, como o Templo de Debod, que está em Madrid.

Como chegar a Abu Simbel

Para chegar a Abu Simbel há várias opções: é possível ir de ônibus, avião ou cruzeiro. Também é possível contratar cada modalidade em lugares diferentes. Se você fizer o cruzeiro pelo Lago Nasser, não é necessário ler o restante das informações, já que o barco para em frente aos templos.

Os horários dos ônibus são bastante rígidos, já que todos os ônibus saem em comboio escoltados pela polícia. O horário habitual de saída é às 4 da manhã, chegando-se aos templos antes das 7 e voltando a Assuã às 9. A viagem não é tão exaustiva como poderia parecer e você ainda poderá ver o amanhecer no deserto.

O avião é a opção mais rápida, já que demora apenas meia hora no percurso entre Assuã e Abu Simbel. No entanto, se somamos o tempo de ir ao aeroporto, o controle de segurança, a espera e o trajeto, não se economiza tanto tempo como poderia parecer.

Preço

70 EGP

Transporte

Saindo de Assuã, de ônibus ou avião.