Templo de Luxor

Templo de Luxor

Situado na cidade que leva seu nome e descoberto em 1884, o Templo de Luxor é um dos mais espetaculares do Egito e o monumento mais importante de Luxor.

O Templo de Luxor foi construído entre os anos 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II. O primeiro ordenou a construção da parte interior e o segundo do recinto exterior, adicionando a fachada, os colossos e os obeliscos. O templo mede 260 metros de largura e está dedicado a Amon (deus do vento).

Para aproveitá-lo em todo seu esplendor, é recomendável fazer a visita pela noite, quando está iluminado e faz menos calor.

Antigamente, o Templo de Luxor e o Templo de Karnak, situados a três quilômetros de distância, estavam conectados pela Avenida das Esfinges, que tinha mais de 600 esfinges ao longo de sua extensão. Atualmente, pode-se ver apenas o início dessa avenida nas portas de cada templo.

Como curiosidade, o obelisco que está na Praça da Concórdia, de Paris, foi dado como presente por Mohamed Ali, em 1836, e procede deste templo.

Horário

Todos os dias:
Inverno - das 6:00 às 21:00 horas.
Verão - das 6:00 às 22:00 horas.

Preço

40 EGP.

Lugares próximos

Luxor (40 m)
Templo de Karnak (2.7 km)
Templo de Hatshepsut (5.4 km)
Vale das Rainhas (5.4 km)
Vale dos Reis (6.1 km)