Obelisco Inacabado

Obelisco Inacabado

Abandonado há milhares de anos nas canteiras do norte de Assuã, o Obelisco Inacabado é uma obra de granito de 40 metros de altura e mais de 1.000 toneladas que compõe um dos mistérios mais importantes do mundo arqueológico.

Como seu próprio nome indica, o obelisco nunca chegou a ser finalizado, já que quando faltava pouco para acabá-lo apareceu uma fenda que fez com que fosse abandonado depois do duro trabalho realizado.

Um mar de incógnitas

Os obeliscos criados pelos antigos egípcios são um grande tema de debate porque criam diversas questões que ainda hoje somos incapazes de responder. Como eles talhavam de único bloco? Como transportavam a centenas de quilômetros de distância? Como levantavam as enormes e pesadas colunas?

Existem diversas teorias que indicam que os obeliscos eram transportados em barcos pelo rio Nilo, embora seja complicado explicar como eles levavam as peças de granito até os barcos e como os barcos suportavam tal peso.

Como não poderia deixar de ser, sempre há quem recorra à simples teoria de que os obeliscos egípcios, assim como as pirâmides, não puderam ser obra humana e foram criados pelos extraterrestres.

Uma visita breve

A visita à canteira surpreende, já que permite de ver perto a grande obra que foi realizada para a criação do Obelisco Inacabado. Você também ficará intrigado com o mistério sobre o processo de criação e transporte das impressionantes peças de granito.