A Grande Esfinge de Gizé

A Grande Esfinge de Gizé

A Grande Esfinge de Gizé é uma imponente escultura dotada de cabeça humana e corpo de leão localizada junto às Pirâmides de Gizé. Trata-se de um dos monumentos mais extraordinários e emblemáticos não apenas no Egito, mas no mundo inteiro.

A enigmática esfinge possui uma altura de, aproximadamente, 20 metros e um pouco mais de 70 metros de longitude. Além disso, possui uma cabeça humana e corpo de leão, algo que para os antigos egípcios reunia em uma mesma figura a inteligência e a força.

Um maravilhoso mistério

A esfinge é um dos grandes mistérios de todos os tempos e ao longo de vários séculos diversos arqueólogos especularam sobre a sua procedência, sua data de criação e, inclusive, sua função.

Acredita-se que foi criada por volta do ano 2.500 a.C. como parte do complexo funerário de Quéfren e que tinha como objetivo ser o guardião que protegeria sua tumba.

Houve muitas especulações sobre o desaparecimento de seu nariz, visivelmente desgastado. Muitas teorias atribuem o desaparecimento a Napoleão. No entanto, essa hipótese foi desmontada quando foram encontrados desenhos realizados por um explorador antes do nascimento de Napoleão.

A esfinge na atualidade

Atualmente a esfinge não possui nenhuma das cores vivas que um dia chegaram a revesti-la, quando ainda possuia o corpo e a grande cabeça de cor vermelha e a vestimenta egípcia que cobria a sua cabeça (nemes) de listras brancas e azuis.

A cabeça da esfinge possui um melhor estado de conservação do que o seu corpo devido à dureza da pedra que foi utilizada para a sua construção. No entanto, o corpo conta com a vantagem de ter passado grande parte de sua história enterrado na areia, fato que ajudou a preservá-lo do processo de erosão.

Um dos principais pontos do Egito

A Grande Esfinge de Gizé é um dos monumentos mais incríveis do Egito e um dos principais pontos de interesse do país, tão importante quanto o quadro da Mona Lisa é para a França. A imponente e misteriosa esfinge é o branco dos flashes das câmeras de todos os visitantes, que querem levar para a casa a melhor foto dessa obra-prima.

Preço

Adultos: 160 EGP.
Estudantes com carteirinha: 80 EGP.