Mesquita de Alabastro

Mesquita de Alabastro

Conhecida como a Mesquita de Alabastro devido ao material que a recobre tanto por dentro quanto por fora, a Mesquita de Muhammad Alí se localiza no alto do monte de Muqatam, no interior da Cidadela de Saladino

A mesquita foi construída entre 1830 e 1857 sob a ordem de Muhammad Ali em memória de seu filho mais velho, falecido em 1816. O desenho do templo é inspirado na Mesquita Nova de Estambul e os cimentos usados em sua estrutura provêm do material dos edifícios demolidos para sua construção. 

A mesquita foi construída seguindo o modelo das mesquitas otomanas, com um andar retangular coberto por uma grande cúpula central e várias semi cúpulas decoradas por dois delicados minaretes. 

Dentro do pátio, um dos elementos que mais chamam a atenção é o magnífico relógio que foi entregue por Luís Felipe da França em troca do obelisco colocado na Praça da Concórdia de Paris. Paradoxalmente, o relógio nunca chegou a funcionar. 

Uma das mais visitadas

A Mesquita de Alabastro é uma das mais visitadas pelos turistas, pois tem uma localização excepcional que a torna visível de qualquer ponto do Cairo Antigo e, ao mesmo tempo, proporciona aos seus visitantes vistas excepcionais da cidade.

Horário

De segunda a domingo, das 8:00 às 17:00 horas.

Preço

Ingresso: 20LE.