Saqqara

Saqqara foi a necrópole mais importante de Mênfis desde a primeira dinastia até a época cristã. Em Saqqara está a Pirâmide Escalonada de Djoser, considerada a primeira pirâmide do mundo e a grande estrutura de pedra mais antiga.

Além desta pirâmide, em Saqqara há outras pequenas pirâmides, além de algumas tumbas de nobres e governantes de prestígio que quase alcançam o nível do Vale dos Reis. Não perca as tumbas de Mereruka, Kagemni, Ankhmahor, Idut e Ti.

A zona arqueológica possui 9 quilômetros quadrados.

Pirâmide escalonada

Construída por Imhotep – o primeiro arquiteto reconhecido da história – durante o mandato do faraó Djoser, na dinastia III, ao redor do ano 2.630 a.C., a Pirâmide Escalonada é o lugar mais importante do complexo funerário do faraó.

A pirâmide mede 140 metros de comprimento, 118 metros de largura, 60 metros de altura e foi construída com pequenos blocos calcários, com um modo de construção similar ao do adobe

A importância da pirâmide de Djoser está no fato de ter sido a origem da construção das Pirâmides de Gizé e do resto das pirâmides egípcias.

Recomendável

A primeira pirâmide da história merece uma visita, não? Nesse caso, como também se combina a visita com Mênfis, você acabará tendo uma manhã (ou tarde) muito completa.

Se você não quer perder nenhum detalhe, você pode reservar nossa visita com guia de língua portuguesa: Excursão às Pirâmides de Gizé, Mênfis e Saqqara.