Represa de Assuã

Represa de Assuã

A Represa de Assuã constitui uma das mega construções de engenharia mais importantes do século XX. Sua construção de 11 de janeiro de 1960 e terminou em 21 de julho de 1970.

A represa foi construída para aliviar as inundações anuais e secas ocasionais que o país vivia, e atualmente gera grande parte da energia que se consome no Egito.

É importante ressaltar que quando falamos da Represa de Assuã, no referimos à Alta Represa de Assuã, já que também existe a Baixa Represa de Assuã, muito menor e anterior à grande.

Dimensões

A Alta Represa de Assua mede 3.600 metros de comprimento e 111 metros de altura. Mais impactantes são os 980 metros de largura que mede sua base, que vai se reduzindo até os 40 metros em sua parte superior. Foi construída com 43 milhões de metros cúbicos de pedra.

Sua construção deu origem ao Lago Nasser, de 500 metros de comprimento e até 16 quilômetros de largura, ocupando um total de 6.000 quilômetros quadrados de água, o que faz dele o maior lago do mundo construído pelo homem. A área inundada fez com que 9.000 pessoas e 24 monumentos tivessem que ser deslocados, sendo os mais importantes os templos de Abu Simbel e Filae.

A represa conta com 12 geradores de 175 megawatts cada um e tem uma produção hidroelétrica de 10.000 GWh/ano. Em sua origem, fornecia eletricidade a 50% do país.

Baixa Represa

A Represa Baixa de Assuã foi construída pelos britânicos no final do século XIX com 54 metros de altura. Embora tenha sido ampliada em 2 ocasiões durante o século XX, esteve a ponto de transbordar em 1946. Foi nesse momento quando começou a ser avaliada a possibilidade de construir uma nova represa.

Visita

A visita à Represa de Assuã consiste em percorrer a estrada que há na parte superior e parar em um estacionamento que há no meio da mega construção, de onde se podem ver ambos os lados e o desnível da água. Não há a possibilidade de visitar o interior da represa nem a sala de turbinas.

Embora não possa ser classificada como imprescindível, ao ser uma parada de apenas alguns minutos, é um complemento interessante para muitas excursões, como é o caso da Excursão à Represa de Assuã, Templo de Philae e Obelisco Inacabado.