Mesquita do Sultão Hassan

Mesquita do Sultão Hassan

Construída a meados do século XIV sob a ordem do sultão Hassan, a mesquita que leva seu nome é uma imponente construção de estilo mameluco, considerada um dos monumentos islâmicos mais importantes do mundo.

O edifício foi construído com pedra e se destacava tanto por seu tamanho, cerca de 8.000 metros quadrados, quanto pelos inovadores elementos arquitetônicos. A construção conta com 35 metros de altura e seu ponto mais elevado é um minarete que se eleva a 68 metros.

Em um primeiro momento foi criada para funcionar como uma madraça, uma escola dedicada ao ensino do islã que estava dividida em diferentes seções para abrigar as quatro correntes do pensamento sunita: Shafi'i, Maliki, Hanafi e Hanbali.

Durante as obras, um dos minaretes cedeu, provocando a morte de cerca de 300 fiéis, algo que foi visto como um mal presságio e fez com que o sultão fosse assassinado. Paradoxalmente, Hassan não chegou a ver sua grande obra acabada.

Percorrendo a mesquita

Atrás de sua imponente entrada de aspecto sombrio e fortificado está um enorme pátio banhado pelo sol com uma fonte no centro. O pátio está rodeado pelas quatro salas de diferentes escolas.

As salas laterais belamente decoradas com lustres pendurados com longas correntes apresentam diferentes celas para os estudantes e professores. A maior é usada como santuário e, atrás de uma porta de bronze decorada com estrelas, oferece acesso ao mausoléu do sultão Hassan.

Uma mesquita imponente

A Mesquita do Sultão Hassan é uma impactante mostra da força e do poder dos mamelucos durante a época em que foi construída. Sua estrutura surpreende e é diferente da maioria das mesquitas, por isso vale a pena visita-la.

A Mesquita de Al-Rifa’i está situada justo em frente, fazendo dessa uma ocasião ideal para conhecer duas das construções religiosas mais importantes da cidade.

Horário

Todos os dias das 8:00 às 17:00 horas.

Preço

Adultos: 25LE.
Estudantes: 15LE.